quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Uma história de natal



O filme conta a história de Nicolau que veio a ser bispo, e depois canonizado como São Nicolau por ter a Igreja confirmado os vários milagres que lhe atribuíram. Em 280 d.C. ele costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas das chaminés das casas. A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo.
Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, e em Portugal de Pai Natal.
Até o final do século XIX, o Pai Natal era representado com uma roupa de inverno na cor castanha ou verde escura. Em 1886, o cartonista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.

Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Pai Natal com o mesmo figurino , que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem  pelo mundo.

Bem, a história triste e emocionante de Nicolau é real e aconteceu na Finlândia. O imaginário infantil da aldeia criou o mito, e tornou-se lendário... Mas Nicolau existiu e marcou a história do Natal Cristão até os dias de hoje...

Sem comentários:

Enviar um comentário