terça-feira, 9 de abril de 2013
Médico mar_ Plano Nacional Leitura 13
Esta iniciativa convoca a leitura para mostrar a relevância histórica e cultural do mar na construção da identidade do povo português, ajudando a (re)descobrir a pluralidade de dimensões do mundo.
O desafio é lançado a partir de um conjunto de motes,
devendo cada escola/ agrupamento de escolas escolher um ou vários em
função do seu projeto, e dinamizar iniciativas/ atividades de promoção
de leitura que envolvam as crianças, os jovens, assim como diversos
sectores da comunidade.
Esta é uma das minhas sugestões para os moralitos.
O MÉDICO DO MAR
View more presentations or Upload your own.
segunda-feira, 8 de abril de 2013
A água e as populações_ Rio NILO_ 5º Ano
A riqueza do Egipto provinha do rio Nilo, dele dependia toda a economia.Inundava a maior parte das terras e quando recuava, as terras fertilizadas voltavam a ser semeadas.Os terrenos que não eram tocados pelas suas águas, eram secos e inférteis.
A chamada agricultura de regadio, que se desenvolveu graças a fertilidade do
vale, dada pela cheia do Rio Nilo e pela construção de canais, represas e diques
que drenavam as águas do rio, fertilizando a terra. Camponeses lavravam e semeavam os campos antes que o solo endurecesse.
Subscrever:
Mensagens (Atom)