sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018
Semana dos afetos
O “afeto”, sentimento de imenso carinho ou amizade que se tem por alguém, foi alvo de reflexão pelos alunos na disciplina de emrc na atividade afetos dia à dia. Foi uma semana recheada de atividades, onde os afetos foram o mote, que contaram com a participação de todos os alunos. Assim, construiu-se uma árvore de afetos que foi florindo com carinhosas mensagens. Com esta atividade pretende-se contribuir para a reflexão e tomada de consciência da diversidade de sentimentos e afetos, promovendo nos nossos alunos a autoestima, a assertividade, o respeito por si próprio e pelo outro. Foi uma semana mágica em que a escola se vestiu de cor e alegria, onde não faltou partilha de afetos e os mais variados mimos.
Emrc semeia amor colhe afetos.
DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO
O campo de concentração de Auschwitz foi libertado há exatamente 73 anos. A data serve para evocar a memória das vítimas do Holocausto, com recordações bem vivas dos tempos do horror nazi. A disciplina de EMRC partiu da ideia de destacar a dimensão universal do Holocausto e incentivar a educação para os valores sobre a tragédia, para que as futuras gerações rejeitem firmemente todas as formas de racismo, violência e anti semitismo.
A Exposição, patente de 29 a 2 de fevereiro contou, com vidas como a de Aristides de Sousa Mendes, Edith Stein, Padre Joaquim Carreira, Irena Sendler, Carlos Sampaio Garrido e Maximiliano Kolbe. À entrada da exposição é apresentado um texto D. Ilídio Leandro, bispo de Viseu. De acordo com a Organização das Nações Unidas, o Holocausto foi um ponto de viragem na história da humanidade, que levou o mundo a dizer "nunca mais". Fica o agradecimento à turma do 8º C e sua diretora de turma e à biblioteca escolar que colaboraram nesta iniciativa. O filme “A vida é bela” foi projetado nas aulas de Emrc seguido de algumas orientações que conduziram à reflexão e debate orientado.
"Esquecer o Holocausto, é matar duas vezes"
Elie Wiesel, sobrevivente do Holocausto e prémio Nobel da Paz em 1986
Elie Wiesel, sobrevivente do Holocausto e prémio Nobel da Paz em 1986
Subscrever:
Mensagens (Atom)