Pronto para aceitar e envolver os seus alunos e professores num desafio físico e solidário sem paralelo em Portugal? Pois bem, vem aí a corrida de que são Embaixadores os grandes Carlos Lopes, Rosa Mota e Nélson Évora: a 2.ª edição do “Oikos Desafio 100”, nos dias 18 e 19 de Abril de 2015.
O desafio físico
Os participantes terão que percorrer a pé (ao ritmo que entenderem) em dois dias um total de 100Km. Apesar de ser possível a participação individual (nos primeiros 12,5km ou para a totalidade dos 100km) este esforço deve ser feito, preferencialmente, em equipa e em regime de estafeta. As equipas poderão ter 4 ou 8 elementos (mais elementos de apoio) percorrendo, cada participante ou dupla, 12,5Km.
O desafio solidário
Os participantes que se inscrevam (depois de o fazerem) serão sucessivamente encorajados a aceitar vários desafios solidários (de preferência em equipa) cujo fim comum é a mobilização solidária e a angariação de fundos para a uma causa específica da Oikos.
O "Oikos Desafio 100" tem como objetivo chamar a atenção da população portuguesa para o trabalho da Oikos em Portugal e, em concreto, angariar fundos para a construção duma plataforma digital que constitua um mercado eletrónico de proximidade para produtos hortofrutícolas. Isto será possível estabelecendo a ligação entre os pequenos produtores agrícolas de uma determinada localidade, os pequenos comerciantes e o consumidor local desses produtos (incluindo as Instituições de Solidariedade) para evitar o seu desperdício na fase da produção, favorecendo assim a agricultura familiar e a economia rural portuguesa.
Todos nós beneficiaremos com esta Plataforma, já que constituirá um incentivo à economia local e inverterá assim os desequilíbrios na cadeia agroalimentar reforçando a soberania e segurança alimentar e nutricional, em causa no Portugal de hoje.
Formem já as vossas Equipas e inscrevam-se. Juntem-se a nós ...
Sem comentários:
Enviar um comentário