domingo, 13 de maio de 2012

Os três Pastorinhos

Fátima era, uma aldeia humilde, escondida na Serra de Aire,
 em 1917 a Mãe de Jesus falou a três crianças:

 
Lúcia de 10 anos, Francisco de 8 e Jacinta  de 7 anos,  
habitavam todos em Aljustrel, um lugar a 2 km de Fátima,  
onde as pessoas na sua maioria eram pastores e agricultores.

 Lúcia  tinha um coração de ouro, bondosa e obediente, esperta e sobretudo meiga, todos lhe queriam bem. Aprendeu a catequese com a sua mãe e fez a Primeira Comunhão aos seis anos, e nunca mais esqueceu o que a mãe lhe disse na ocasião: ”Sobretudo pede a Jesus que te faça uma Santa”. Ao completar 7 anos os pais confiaram-lhe a guarda do rebanho. Lúcia escolheu como seus companheiros os seus primos Francisco e Jacinta.

Francisco tinha um coração terno e uma alma límpida, era  pacifico e condescendente. Admirava as belezas da Natureza; amava a música e passava horas a tocar o seu pífaro de cana.

Jacinta sua irmã era muito sensível. Uma grande amizade a unia à sua prima Lúcia. Costumava rezar no silêncio dos penedos e dos vales.

 
Todas as manhãs, cedinho os pastorinhos saíam  com o rebanho.
Os Pais tinham-lhes recomendado que depois da merenda rezassem o Terço.
Mas os três companheiros arranjaram um bom modo de acabar depressa: ao passar as contas diziam ...
Avé Maria...Avé Maria...e no fim muito pausadamente Pai Nosso.

1ªAparição de Nossa Senhora

Um ano depois a 13 de Maio de 1917, domingo, depois de terem ido à Missa, os três Pastorinhos levaram o rebanho para a Cova da Iria. Ao meio dia viram um relâmpago, iam a correr para casa quando viram uma Senhora, mais brilhante que o Sol, toda vestida de branco sobre uma carrasqueira.



Neste livro, o poeta Amadeu Baptista viaja até ao mítico dia 13 de Maio de 1917 em que, na Cova da Iria, em cima de uma azinheira, apareceu brilhando a Virgem Maria. desvenda-nos o milagre de Fátima e contagia-nos com a magia da aparição. Fala-nos de um clarão muito forte que ainda hoje ilumina Fátima; de uma história de fé… a fé de três crianças – Lúcia, Francisco e Jacinta –, dos três pastorinhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário