segunda-feira, 30 de julho de 2012

Viseu: Exposição São Teotónio. Patrono da diocese e da cidade de Viseu


Exposição está patente desde fevereiro e conta com mais de 17000 visitantes. Organização prolonga o prazo de abertura ao público até dia 7 de outubro.
Prevista para terminar no final do mês de Junho, a exposição São Teotónio. Patrono da diocese e da cidade de Viseu - 1162-2012, instalada no Museu Grão Vasco e na Catedral de Viseu, tem suscitado um elevado interesse e adesão do público, registando-se nas últimas semanas um aumento significativo em conformidade com a época do ano. Aberta ao público desde 16 de Fevereiro, ao longo dos quatro meses e meio foi visitada por cerca de 17 000 pessoas, um número muito expressivo e representativo no quadro deste tipo de iniciativas, superando as nossas expectativas.
A fim de continuarem a proporcionar esta oportunidade única de visualização de peças com especial relevância histórica e artística, integradas numa narrativa orientada para o conhecimento da figura, da acção e da fé daquele que foi o primeiro santo português e uma das figuras de particular relevância no contexto da fundação do reino de Portugal, os promotores desta iniciativa, a Diocese de Viseu e a Câmara Municipal de Viseu, em parceria com o Museu Grão Vasco, uniram esforços para assumir os encargos inerentes ao prolongamento da exposição, que se manterá aberta ao público até 7 de Outubro. Para que este prolongamento fosse possível foi fundamental a inestimável colaboração das entidades e coleccionadores que concordaram com a prorrogação do período empréstimo das peças de que são proprietários. No que concerne aos documentos provenientes do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, da Biblioteca Municipal do Porto e da Biblioteca Nacional, que por questões de conservação não podem permanecer na exposição, serão substituídos por outros. Será igualmente integrada uma nova peça, uma custódia relicário e o correspondente documento de doação de relíquias, proveniente de uma colecção particular.
Com este prolongamento, para além de contribuirmos de forma manifesta para a dinamização da cidade de Viseu e do Museu Grão Vasco, homenageamos o padroeiro da diocese e da cidade de Viseu, São Teotónio, e intensificamos o conhecimento e a compreensão da sua acção e da sua importância no quadro da Igreja e do território nacional.