sexta-feira, 25 de maio de 2018

Doll Test - Os efeitos do racismo em crianças

O "Teste da boneca" é um teste psicológico realizado nos anos 40 nos EUA para testar o grau de marginalização sentido por crianças afro-americanas e causado por preconceito, discriminação e segregação racial. Hoje recriamos o teste com crianças italianas dado o aumento considerável, nos últimos anos, do fenómeno das migrações na Europa.

Uma criança é uma criança _ Rankin | UNICEF

Heartbeat [O bater do coração] | UNICEF


Hearbeat (O bater do coração), canção interpretada por Ansam, uma rapariga síria de 10 anos, uma dos muitos milhões de deslocados devido ao conflito, é simultaneamente, um apelo e uma mensagem de esperança das crianças da Síria para o resto do mudo na data em se completam 6 anos de guerra no seu país.

Terço Missionário


O rosário é formado por cinco dezenas, que são rezadas meditando-se em cinco “mistérios” da vida cristã. Cinco também são os continentes do mundo.

A cor verde recorda a África, com suas florestas e tam­bém a esperança do crescimento da Fé cristã, graças também aos missionários que lá se encontram.

A cor vermelha lembra as Américas, por causa da cor da pele dos primeiros habitantes, os índios, (“os peles-ver­melhas”, como foram chamados na América do Norte) e também o sangue dos mártires, derramado por estes povos na época da conquista destas terras pelos euro­peus e nos nossos dias. Mártires de ontem e de hoje.
A cor branca representa a Europa, terra da raça branca. É também o continente que tem a presença do Papa, o grande mensageiro e missionário da paz.
A cor azul lembra a Oceania, continente formado por muitas ilhas e necessitado de missionários, mas que já envia seus missionários para outras ter­ras, inclusive para o Brasil. É também o continente da ecologia, ou seja, o que mais luta pela preservação da natureza.
A cor amarela representa a Ásia, continente da raça amarela, berço das antigas civilizações, cul­turas e religiões. Lá se encontra quase metade da população do planeta e a menor percentagem de cristãos. Vivem os extremos da riqueza e da pobreza.



Super Avós - Uma homenagem a todos os avós

Carta aos meus Avós - A partir de Saramago



Carta para Josefa, minha avó
Tens noventa anos. És velha, dolorida. Dizes-me que foste a mais bela rapariga do teu tempo — e eu acredito. Não sabes ler. Tens as mãos grossas e deformadas, os pés encortiçados. Carregaste à cabeça toneladas de restolho e lenha, albufeiras de água.
Viste nascer o sol todos os dias. De todo o pão que amassaste se faria um banquete universal. Criaste pessoas e gado, meteste os bácoros na tua própria cama quando o frio ameaçava gelá-los. Contaste-me histórias de aparições e lobisomens, velhas questões de família, um crime de morte. Trave da tua casa, lume da tua lareira — sete vezes engravidaste, sete vezes deste à luz.
Não sabes nada do mundo. Não entendes de política, nem de economia, nem de literatura, nem de filosofia, nem de religião. Herdaste umas centenas de palavras práticas, um vocabulário elementar. Com  isto viveste e vais vivendo. És sensível às catástrofes e também aos casos de rua, aos casamentos de princesas e ao roubo dos coelhos da vizinha. Tens grandes ódios por motivos de que já perdeste lembrança, grandes dedicações que assentam em coisa nenhuma. Vives. Para ti, a palavra Vietname é apenas um som bárbaro que não condiz com o teu círculo de légua e meia de raio. Da fome sabes alguma coisa: já viste uma bandeira negra içada na torre da igreja.(Contaste-mo tu, ou terei sonhado que o contavas?)
Transportas contigo o teu pequeno casulo de interesses. E, no entanto, tens os olhos claros e és alegre. O teu riso é como um foguete de cores. Como tu, não vi rir ninguém. Estou diante de ti, e não entendo. Sou da tua carne e do teu sangue, mas não entendo. Vieste a este mundo e não curaste de saber o que é o mundo. Chegas ao fim da vida, e o mundo ainda é, para ti, o que era quando nasceste: uma interrogação, um mistério inacessível, uma coisa que não faz parte da tua herança: quinhentas palavras, um quintal a que em cinco minutos se dá a volta, uma casa de telha-vã e chão de barro. Aperto a tua mão calosa, passo a minha mão pela tua face enrugada e pelos teus cabelos brancos, partidos pelo peso dos carregos — e continuo a não entender. Foste bela, dizes, e bem vejo que és inteligente. Por que foi então que te roubaram o mundo? Quem to roubou? Mas disto talvez entenda eu, e dir-te-ia o como, o porquê e o quando se soubesse escolher das minhas inumeráveis palavras as que tu pudesses compreender. Já não vale a pena. O mundo continuará sem ti — e sem mim. Não teremos dito um ao outro o que mais importava. Não teremos, realmente? Eu não te terei dado, porque as minhas palavras não são as tuas, o mundo que te era devido. Fico com esta culpa de que me não acusas — e isso ainda é pior. Mas porquê, avó, por que te sentas tu na soleira da tua porta, aberta para a noite estrelada e imensa, para o céu de que nada sabes e por onde nunca viajarás, para o silêncio dos campos e das árvores assombradas, e dizes, com a tranquila serenidade dos teus noventa anos e o fogo da tua adolescência nunca perdida: «O mundo é tão bonito, e eu tenho tanta pena de morrer!»
É isto que eu não entendo — mas a culpa não é tua.





MODELOS DE FRATERNIDADE

PONTES INTERGERACIONAIS EMRC 18 AESCT


No dia 18 de maio, os alunos de EMRC da EB1 de Manhouce, acompanhados pela professora Sandra Figueiredo e professor titular receberam os idosos do centro de dia na escola. A visita aconteceu no período da tarde e contemplou algumas atividades de entretenimento com o objetivo de proporcionar aos alunos e aos nossos idosos espaços de convívio, cultura e lazer, como também a partilha de experiências intergeracionais.
As crianças, para além de realizarem jogos (trabalhando os sentidos do tato, audição e memória com os idosos), prepararam também um pequeno reportório de músicas tradicionais apresentadas pelo Miguel ao som da concertina e o tão original hino da escola de Manhouce.
Seguiu-se a leitura do livro da PAZ de Todd Parr ensinando que a verdadeira paz está nas pequenas coisas: no auxílio ao próximo, na partilha de comida, pedir desculpa quando magoamos alguém...
No prosseguimento, ofereceram mandalas de corações feitos nas aulas com mensagens dedicadas à terceira idade como forma de lhes mostrar que estão nos nossos corações, assim como nós acreditamos que ficámos nos deles.
Foi muito bom ver a forma como os alunos se sentiram, integrados, tendo conversado, distribuído sorrisos,  e dado um bocadinho de si a todos os idosos.
Tempo ainda para ouvir autênticas histórias de vida de algumas idosas, uma sabedoria que só se adquire com o passar dos anos. Vivências incríveis, histórias fantásticas, tradições populares, costumes de uma época que não queremos esquecer .
Finalmente em homenagem a todos os avós visualizaram um vídeo ”Carta aos meus avós”, a partir da brilhante crónica "Carta para Josefa, minha avó" escrita por José Saramago. Bastante arrepiante e emotivo!https://www.youtube.com/watch?v=NkbAfHXZKRw
 Para terminar oferecemos um lanchinho para adoçar o momento tão especial. Obrigada a todos os envolvidos!

Haverá melhor recompensa do que um simples obrigado ou um sorriso!
Sandra Figueiredo