sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

A história do quadradinho



Para trabalhar o conceito de respeito pelas diferenças, aos alunos de EMRC do 3ºano, parti da história do Quadradinho e dos seus amigos.
Elaboramos os Óculos do Respeito, para nos lembrarmos de olharmos o mundo de forma diferente. 


Semana dos afetos

O “afeto”, sentimento de imenso carinho ou amizade que se tem por alguém, foi alvo de reflexão pelos alunos na disciplina de emrc na atividade afetos dia à diaFoi uma semana recheada de atividades, onde os afetos foram o mote, que contaram com a participação de ​ todos os alunos​. Assim, construiu-se uma árvore de afetos que foi florindo  com  ​carinhosas ​mensagens. Com esta atividade pretende-se contribuir para a reflexão e tomada de consciência da diversidade de sentimentos e afetos, promovendo nos nossos alunos a autoestima, a assertividade, o respeito por si próprio e pelo outro.  Foi uma semana mágica em que a escola se vestiu de cor e alegria, onde não faltou partilha de afetos e os mais variados mimos. 



Emrc semeia amor colhe afetos.

















DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

O campo de concentração de Auschwitz foi libertado há exatamente 73 anos. A data serve para evocar a memória das vítimas do Holocausto, com recordações bem vivas dos tempos do horror nazi. A disciplina de EMRC partiu da ideia de destacar a dimensão universal do Holocausto e incentivar a educação para os valores sobre a tragédia, para que as futuras gerações rejeitem firmemente todas as formas de racismo, violência e anti semitismo.
 A Exposição, patente de 29 a 2 de fevereiro contou, com vidas como a de Aristides de Sousa Mendes, Edith Stein, Padre Joaquim Carreira, Irena Sendler, Carlos Sampaio Garrido e Maximiliano Kolbe. À entrada da exposição é apresentado um texto D. Ilídio Leandro, bispo de Viseu. De acordo com a Organização das Nações Unidas, o Holocausto foi um ponto de viragem na história da humanidade, que levou o mundo  a dizer "nunca mais". Fica o agradecimento à turma do 8º C e sua diretora de turma e à biblioteca escolar que colaboraram nesta iniciativa. O filme “A vida é bela” foi projetado nas aulas de Emrc seguido de algumas orientações que conduziram à reflexão e debate orientado.
 "Esquecer o Holocausto, é matar duas vezes"
Elie Wiesel, sobrevivente do Holocausto e prémio Nobel da Paz em 1986