sexta-feira, 25 de maio de 2018

PONTES INTERGERACIONAIS EMRC 18 AESCT


No dia 18 de maio, os alunos de EMRC da EB1 de Manhouce, acompanhados pela professora Sandra Figueiredo e professor titular receberam os idosos do centro de dia na escola. A visita aconteceu no período da tarde e contemplou algumas atividades de entretenimento com o objetivo de proporcionar aos alunos e aos nossos idosos espaços de convívio, cultura e lazer, como também a partilha de experiências intergeracionais.
As crianças, para além de realizarem jogos (trabalhando os sentidos do tato, audição e memória com os idosos), prepararam também um pequeno reportório de músicas tradicionais apresentadas pelo Miguel ao som da concertina e o tão original hino da escola de Manhouce.
Seguiu-se a leitura do livro da PAZ de Todd Parr ensinando que a verdadeira paz está nas pequenas coisas: no auxílio ao próximo, na partilha de comida, pedir desculpa quando magoamos alguém...
No prosseguimento, ofereceram mandalas de corações feitos nas aulas com mensagens dedicadas à terceira idade como forma de lhes mostrar que estão nos nossos corações, assim como nós acreditamos que ficámos nos deles.
Foi muito bom ver a forma como os alunos se sentiram, integrados, tendo conversado, distribuído sorrisos,  e dado um bocadinho de si a todos os idosos.
Tempo ainda para ouvir autênticas histórias de vida de algumas idosas, uma sabedoria que só se adquire com o passar dos anos. Vivências incríveis, histórias fantásticas, tradições populares, costumes de uma época que não queremos esquecer .
Finalmente em homenagem a todos os avós visualizaram um vídeo ”Carta aos meus avós”, a partir da brilhante crónica "Carta para Josefa, minha avó" escrita por José Saramago. Bastante arrepiante e emotivo!https://www.youtube.com/watch?v=NkbAfHXZKRw
 Para terminar oferecemos um lanchinho para adoçar o momento tão especial. Obrigada a todos os envolvidos!

Haverá melhor recompensa do que um simples obrigado ou um sorriso!
Sandra Figueiredo





Sem comentários:

Enviar um comentário