terça-feira, 13 de junho de 2017

EMRC VEM E VÊ_ testemunhos_ É EM CASA QUE TUDO COMEÇA!!


Para a aluna Maria a disciplina “não carrega” os alunos porque torna-os cidadãos melhores.
os temas, como voluntariado, solidariedade, igualdade, são atuais para os jovens.
“Na minha turma vamos para aula não a pensar que vamos para uma aula. Somos acolhidos de uma maneira familiar em que tanto expomos os nossos problemas, como aprendemos, como nos tornamos melhores pessoas."

 Enquanto professora temos de  cativar os alunos, podemos falar de voluntariado mas se não formos voluntários os nosso alunos dificilmente serão voluntários. Se falar do amor humano e não tiver gestos de amor, não for capaz de sorrir, ter atenção a um aluno que vem ao meu encontro, ter atenção aos seus problemas, ansiedades, dificuldades não conseguirei chegar até eles.






É em casa que tudo começa!
Começa o amor, o crescer, o descobrir, o respeitar, os valores….
Os pais são os responsáveis  pela educação dos filhos! Disto ninguém tem dúvidas, mas… mas a história é outra. E o que reza a história atual é que os pais delegam tudo na escola.
Mas existe um elo de ligação entre a escola e a família e esse elo chama-se EMRC, disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.
A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica ajuda a dar sentido à existência, promove o ensino espiritual, transmite valores, ajuda a desenvolver o caracter, dá uma capacidade de reflexão e auto-crítica. Faz crescer a nível pessoal e principalmente a nível comunitário.
São os valores que dão sentido à vida que desejo para as minhas filhas. Costumes e valores da pessoa humana aos olhos de Cristo.
Estes valores não se aprendem na matemática, na geografia, na ciência, etc. aprendem-se sim na disciplina de EMRC.
Será que esta disciplina lhes rouba tempo? Tempo de estudo? Claro que não, bem pelo contrário… acrescenta. Acrescenta o sentido do trabalho em comunidade, acrescenta o amor ao próximo presente nas suas limitações diárias, acrescenta o auxílio gratuito de quem tem mais dificuldades, e, acrescenta sobretudo, felicidade e fé.
Posto isto, eis a pergunta.
– Quem sou eu para opinar acerca da importância da disciplina de EMRC?
Eu sou uma consequência de que é em casa que tudo começa.
Eu também fui aluna de EMRC, e num compartimento (aberto) do meu coração ainda sinto que sou aluna de EMRC. Neste meu caminhar faço por fazer caminho também com quem me rodeia.
Neste caminho existem frases que nos marcam e duas delas foram-me ditas por um professor de EMRC: “Nós não nos salvamos sozinhos”, e, “deixa por onde fores caminhando, brilhante sinal da tua bondade”.
“Tudo começa pequeno nessa vida; e só cresce se o permitirmos”  
                                                     Encarregada de Educação








Moral é fixe porque...

...aprendemos coisas novas e a stor é fixolas. (Ana Teixeira8ºB)
...ensina-nos a ver a luz ao fundo do túnel. (Alexandra Pinto 7ºD)
... é algo diferente! (Carmen Santos 7ºD)
… ajuda-nos a ser melhores pessoas, através da fé cristã. (Filipa Pinto 7ºD)



Sou finalista - Versao do Despacito -