quinta-feira, 10 de março de 2016

VII ENCONTRO DIOCESANO EMRC EM VILA REAL



ESTÁS PRONTO PARA MAIS UMA AVENTURA????

O Jovem Messias- Filme que conta a infância de Jesus Cristo.

A história acompanha a desconhecida infância de Jesus Cristo , que aos sete anos morava com a sua família no Egito. Com o seu nascimento repleto de mistérios, seus pais, José e Maria, tentam explicar por que ele é diferente das outras crianças.
O Rei Herodes ordena a matança de crianças por acreditar que o Messias está entre elas. Ao lado dos pais, Jesus foge do Egito em direção à terra natal em Nazaré, e descobre mais sobre sua vida e o poder divino que tem.

Marcelo rezou pela paz na Mesquita de Lisboa - Cristãos de “todas as cores

Entre as 18 religiões representadas no encontro na mesquita de Lisboa encontravam-se várias confissões cristãs diferentes. Evangélicos, presbiterianos, anglicanos, ortodoxos e católicos, entre outros.No seu discurso, Marcelo afirmou que "Portugal foi grande" sempre que se abriu ao outro e a outras culturas, civilizações e religiões.



Tiago Calaím tem oito anos e  esteve na Mesquita Central de Lisboa, integrado num grupo de crianças de diferentes confissões religiosas, para saudar o novo Presidente da República na sua chegada ao encontro inter-religioso que teve lugar no dia em que foi empossado.

Durante a cerimónia, que durou cerca de 30 minutos, os representantes de 17 confissões religiosas leram, em conjunto, uma oração ecuménica universal.


Preve-se que o senhor Presidente da República vai, neste mandato, dar importância ao fenómeno religioso. Com este gesto inovador o Presidente aponta para a importância de a República integrar e reconhecer o valor da religião dentro de um Estado e no convívio com as nações e jurou defender, cumprir e fazer cumprir a  liberdade religiosa.

terça-feira, 8 de março de 2016

MinecraftEdu nova ferramenta de ensino

Minecraft na sala de aula. Vamos jogar?

 
O site Minecraft in Education funciona como uma comunidade, onde os professores podem compartilhar ideias e inspirações de como usar o jogo para educar crianças nas escolas. Por enquanto, o portal ainda não está no ar na versão completa, mas o educador já pode fazer uma inscrição pelo endereço para receber atualizações e novidades sobre o lançamento oficial.
 
 

segunda-feira, 7 de março de 2016

Minecraft na aula de EMRC

http://zonaminecraft.info/minecraft-en-el-area-de-ensenanza-religiosa/

EXEMPLOS DE COMO O JOGO SE APLICA ÀS MAIS DIVERSAS DISCIPLINAS


EMRC -A ideia deste projeto é que os alunos construam em Minecraft um templo católico com todos os seus elementos característicos.

Matemática: O sistema de combinações de itens do jogo pode ajudar na aprendizagem de matemática básica (adição, raciocínio lógico).

Geometria: O mundo minecraft é feito de cubos, mas as crianças podem tomar outras formas. A construção de uma casa pode ajudar na compreensão de conceitos de volume, área e forma.

Química: No jogo é possível aquecer areia para fazer vidro e também combinar vários itens, o que auxilia em noções químicas.

Geografia: O professor pode usar formações rochosas, montanhas, desertos, florestas ou rios presentes no jogo para ensinar relevo, clima, fauna e flora.

Literatura: Os alunos podem reconstruir cenários de romances clássicos.

História: Ou reconstruir cenários históricos.