sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Lenços dos namorados e máscaras de carnaval

Reza a história, que em tempos idos uma jovem citadina se terá apaixonado por um estudante de direito que frequentava a sua casa. Perante o silêncio dele, a jovem decidiu bordar um lenço com os seus sentimentos e foram as mensagens “impressas no lenço” que originaram um namoro e por fim, um casamento feliz.
Lenda ou não, o facto é que originalmente os Lenços de Namorados eram bordados em pano de linho branco pelas raparigas em idade de namoro, que os ofereciam ao amado como uma carta de amor, são produzidos em toda a região do Minho. Eram histórias de paixões singelas contadas com os “dizeres” da época, “cores garridas” e símbolos naif alusivos ao amor, à paz, à alegria ou mesmo tristeza. A sua utilização em público pelo rapaz, denotava aceitação e reciprocidade de sentimentos.






Estamos quase quase no carnaval, a colega Irene de Educação Visual e Tecnológica  e os alunos do vocacional A,do agrupamento de escolas Dr. João Araújo Correia, realizaram estas belas máscaras tendo por base a tradição dos lenços dos namorados, ficou genial, digam lá que não estão bonitinhas???






Sem comentários:

Enviar um comentário