sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Jogos

Manualidades para dia Das Bruxas





 

Histórias infantis _ dia das bruxas

Expressão plástica_ brincando com...

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

É BOM. É MUITO BOM -


ESTOU ALEGRE -


FLORZINHA E SOLDADINHO DE JESUS.


Canção infantil- Sim, Jesus


Peditório das missões


peditorio missões - Video Maker

Nos dias 18 e 19 de outubro, alguns alunos do Colégio Via Sacra, juntamente com escuteiros de vários Agrupamentos de Viseu e alunos de E.M.R.C. da Escola Secundária Alves Martins, participaram no Peditório para as Missões, que foi realizado nas ruas e junto de algumas superfícies comerciais.
Foi uma forma de mostrar a solidariedade e a caridade para com pessoas que, no mundo, passam dificuldades de vária ordem e de colaborar com todos aqueles que, com a entrega da própria vida, desempenham missões tão difíceis no mundo atual.
Agradecemos a todos os que colaboraram e contribuíram.




A ação começou pelas 13 h e acabou ás 15 . Durante este tempo conseguimos compreender o lado bom das pessoas e o mau, sabendo entender a missão destas pessoas que partem para longe.
A nossa boa ação desse dia foi perguntar às pessoas se queriam ajudar os missionários. Adorámos ter participado e queremos repetir a experiência assim que a professora de moral nos convidar.

Matilde Almeida
Carlos Calado
Solange Silva
 4º A

Deus e Dinheiro



Acreditar em Deus é confiar Nele, mas nós temos substituído a confiança em Deus pela confiança no dinheiro.
Ninguém se salva com o dinheiro – diz o Santo Padre.


http://www.audacia.org/v2/article/o-dinheiro-como-deus/


Sou um menino como tu 2ª parte


Sou um menino como tu 1ª parte


Agenda Escolar Audacia- Missionários Combonianos


Pablo Alborán - Te He Echado De Menos


terça-feira, 21 de outubro de 2014

Esta Luz Pequenina


3 PALAVRINHAS -DEUS É AMOR


Moisés_ 5º ANO




Para os moralitos que ainda desconhecem a história de Moisés e porque falámos dele por causa dos dez mandamentos aqui fica o filme como prometido.



Moisés nasceu no Egito (País onde existem as pirâmides!) há muito tempo atrás, ele era filho de escravos (hebreus).
Existia um Rei no Egito, que era chamado Faraó. O Faraó era tratado e adorado como um Deus no antigo Egito. Ele conquistava muitas outras terras para aumentar seu poder, e numa dessas guerras, trouxe para seu país um povo inteiro....
...os hebreus, para que fossem servir ao Egito como escravos!
Os Hebreus eram o único povo da época que acreditavam num único Deus. Todos os outros eram Politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses.
 

Um dia esse Rei, deu uma ordem aos seus soldados para que matassem todos os filhos de hebreus que nascessem naquele ano, pois aquele povo estava crescendo muito e o Rei Ramsés ficou com medo que eles se revoltassem contra ele.
 
A sua mãe, sabendo disso, tentou esconder Moisés por meses, quando viu que isto não funcionaria mais.
 
 
Teve um plano: Colocou Moisés dentro de uma cestinha com muito cuidado, e soltou a cesta numa das margens de um rio, para que a corrente o leva-se para um local seguro.
O rio onde haviam posto Moisés era o mesmo onde a filha do faraó ia sempre banhar-se. Quando ela viu a cestinha, ordenou aos soldados que a trouxessem.

Quando viu o bébé decidiu adotá-lo e criá-lo como seu próprio filho, pondo o nome dele de Moisés, que quer dizer: salvo pelas águas (em hebreu) e filho (em egípcio).
 
Miriam, tia de Moisés, convenceu então a Princesa a contratar uma ama de leite (uma criada que deveria amamentar o bébé por ela), e sugeriu para a tarefa a própria mãe de Moisés, sem que a princesa soubesse deste detalhe.
 
 
Desta maneira, a mãe de Moisés ajudou a criar seu próprio filho. E  ensinou-lhe aos poucos a conhecer e acreditar num Deus único, criador de tudo e de todos, assim como todos os Hebreus.
 
Termutis foi uma verdadeira mãe, educou-o e protegeu-o como a um filho. E assim ele foi educado em ambiente palaciano, como se fosse realmente um príncipe.
 
Um dia, Moisés já adulto foi defender um escravo Hebreu que estava a ser  maltratado e, sem querer, acabou por matar um soldado egípcio. O Faraó, ficou furioso!
 
Moisés  viu-se obrigado a fugir para o deserto para salvar sua própria vida.
 
Moisés foi morar noutro País e lá casou e viveu durante 40 anos como pastor de ovelhas.

Os pastores era uma profissão desprezada pelos egípcios, e de príncipe que era, passou a aprender a viver na simplicidade e no trabalho. Deus havia-lhe dado a oportunidade de viver na pobreza , pois ele tinha uma importante missão.

 
 Em certa ocasião, Moisés levou seu rebanho a um monte e viu um arbusto em chamas, mas que não queimava! Intrigado, chegou mais próximo e ouviu uma voz, que vinha de uma luz, e que falava da missão que estava reservada a ele. Disse que Deus iria auxiliá-lo a libertar o povo hebreu da escravidão no Egito.

 
Moisés então voltou ao Egito para conversar com o Rei.

 
 O Rei não quis libertar os hebreus. 
Na tentativa de obrigar o rei a libertar seu povo, Moisés anuncia que aconteceria uma série de pragas sobre o Egito, enxames de insetos, pragas. E também morreria o filho do Rei. Esses sinais só seriam evitados se o povo hebreu fosse libertado.

O Rei não acreditou e então aconteceu, e terminou na morte do filho do faraó.
Entristecido com a morte de seu filho e com medo o Rei cedeu e deixou o povo hebreu ir embora com Moisés.

 
 
Então Moisés guiou cerca de seiscentas mil pessoas do Egito a uma terra desconhecida, mas, prometida por Deus.


Enquanto isso, o faraó mudou de opinião e saiu atrás das pistas dos Hebreus com um grande exército.
  Os Hebreus então começaram a ser perseguidos pelas tropas do Faraó.

Moisés para fugir da perseguição do Faraó,  conduziu o seu pov a um caminho incomum, era o encontro de dois mares. Ele era grande conhecedor da região, e sabia que enquanto a maré estava baixa, rasa, poderiam passar, mas com a maré alta, era impossível atravessar. 

Ele então apressou o povo para passar ali exatamente na maré baixa.

Quando os egípcios tentaram segui-los, as águas voltaram a unir-se, afogando inclusive o próprio Rei.


Foram 40 anos vagando pelo deserto.
A viagem foi muito difícil, pois tiveram que passar pelo deserto, onde não havia nem água, nem casas, nem plantas, nem nada. Só havia areia.
Moisés criou várias leis para o convívio entre as pessoas, que ainda eram muito rudes e ignorantes. Estas leis, porém, eram Leis Humanas. Serviram para a época, mas foram mudando com os tempos até chegar nos dias de hoje.


Com a ajuda de Deus, o povo foi vencendo as dificuldades do deserto até chegarem a um monte chamado Sinai. Lá em cima, alguns Deus transmitiu-lhe uma mensagem que deveria comunicar ao seu povo e a toda humanidade.

O recado eram Os Dez Mandamentos.
Os dez mandamentos representam a Lei de Deus que, ao contrário da Lei Humana, nunca muda e até hoje é o roteiro de nossas vidas.

Esta foi a 1ª revelação de Deus para a humanidade, uma revelação de justiça, que ensinou as pessoas os primeiros passos sobre as leis divinas.


 
Existe um só Deus, que é um Pai amoroso e justo e que nos ama a todos igualmente. Devemos amar e respeitar o nosso próximo. Fazer ao outro aquilo que gostaríamos que fosse feito para nós.