sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Mais um ano letivo, está na hora de dar o salto...



Início de mais um ano letivo. Mais um ano agitado com as colocações de professores, este ano em particular os professores de EMRC.
É importante não perder de vista que nós professores de EMRC somos portadores de uma esperança, sinais dessa esperança, arauto de uma boa nova: vale a pena fazer das nossas vidas um lugar de beleza.
Para nos ajudar na organização e planificação de mais um ano letivo, paremos um pouco e analisemos estas  dicaspara aumentar a produtividade e qualidade de vida .


1. Reduz a lista de tarefas para metade. Não é necessário fazer 30 mil coisas num único dia. Uma atitude de menos é mais (“less is more”). Foca-te nas tarefas importantes.
2. Faz mais pausas. As necessárias. Não faças da tua vida uma pausa continua.
3. Cumpre a regra do 80/20. Apenas 20% do que se faz diariamente produz 80% dos resultados.
4. Usa a manhã para te focares em ti próprio. Começa por tomar um bom pequeno almoço com a tua família, lê as notícias, medita e/ou exercitar-te.
5. Cumpre as tarefas mais difíceis antes de almoço. Os maiores desafios devem ser resolvidos
quando a cabeça está mais fresca.6. Email: melhora a tua etiqueta. Como regra, quando receberes um email com muitas pessoas em CC, faz um favor a todos e transfere-os para BCC na tua resposta. Se a conversa for além de duas respostas de email, está na altura de pegar no telefone.
7. Cria um sistema. Com a experiência, vamos criando alguns hábitos menos produtivos mas é altura de parar para pensar.
8. Não confundas produtividade com preguiça. Apesar de ninguém gostar de admitir, a procrastinação é o pior inimigo da produtividade. Foca-te em fazer as coisas mais importantes da forma mais eficiente e eficaz possível.
9. Para de fazer tudo ao mesmo tempo. Multi-tasking? Não, obrigado!
Bom ano a todos os professores e alunos, de forma particular a todos os professores de EMRC. Que a nossa vida seja produtiva em sinais de esperança.
 
Bento Oliveira
Professor EMRC