terça-feira, 9 de abril de 2013

7º ANO_ ADOLESCÊNCIA E A RIQUEZA DOS AFETOS






No 7º ano na abordagem da sexualidade e do amor na adolescência passei um excerto do filme Lagoa azul, aqui ficam duas cenas que marcaram o filme para reconstruires em puzzle, espero que gostem!

Jonas e a baleia em puzzle










Médico mar_ Plano Nacional Leitura 13




O plano nacional de leitura celebra mais uma edição da Semana da Leitura este ano centrada na temática do MAR.
Esta iniciativa convoca a leitura para mostrar a  relevância histórica e cultural do mar na construção da identidade do povo português, ajudando a (re)descobrir a pluralidade de dimensões do mundo.
O desafio é lançado a partir de um conjunto de motes, devendo cada escola/ agrupamento de escolas escolher um ou vários em função do seu projeto, e dinamizar iniciativas/ atividades de promoção de leitura que envolvam as crianças, os jovens, assim como diversos sectores da comunidade.


Esta é uma das minhas sugestões para os moralitos.


 

Que a paz esteja contigo!




segunda-feira, 8 de abril de 2013

Edificios/Construções relacionadas com a água_ 5º ano

 Aqueduto das águas livres
 Chafariz dos canos
Fontanário do Rossio - Lisboa
Fonte Rossio - Viseu

Alguns exemplos de edificios/construções relacionadas com a água.
 

A água e as populações_ Rio NILO_ 5º Ano

 A riqueza do Egipto provinha do rio Nilo, dele dependia toda a economia.Inundava a maior parte das terras e quando recuava, as terras fertilizadas voltavam a ser semeadas.Os terrenos que não eram tocados pelas suas águas, eram secos e inférteis.
A chamada agricultura de regadio, que se desenvolveu graças a fertilidade do vale, dada pela cheia do Rio Nilo e pela construção de canais, represas e diques que drenavam as águas do rio, fertilizando a terra. Camponeses lavravam e semeavam os campos antes que o solo endurecesse.