quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Aristides de Sousa Mendes - O Cônsul de Bordéus


É já amanhã a estreia de Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus. A longa-metragem relembra a história de um célebre diplomata português que salvou cerca de 30 mil vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
A coragem e determinação de um homem que ousou desafiar António Oliveira Salazar está no cerne do filme . Aristides de Sousa Mendes foi cônsul geral português na cidade de Bordéus, em França, e emitiu vistos para a entrada em Portugal a todos os refugiados, sem olhar a nacionalidades, raças, religiões ou convicções políticas. Desta forma, desafiou todos os princípios e ordens diretas do governo de Salazar e salvou milhares de vidas que seriam sujeitas aos campos de concentração.
Em 1966, Israel distinguiu-o como “Justo Entre as Nações” pelo papel fundamental que exerceu ao evitar o extermínio de 10 mil judeus. Sousa Mendes recusou-se a entregar pessoas aos campos de concentração nazis, tendo argumentado com a mítica frase: “Se há que desobedecer, prefiro que seja a uma ordem dos homens do que a uma ordem de Deus“. No entanto e apesar da conduta nobre, humana e heróica, terminou a sua vida na pobreza e no esquecimento.

Filme obrigatório para quem conhece e admira o papel catalisador que teve Sousa Mendes e para quem ainda não tem noção da preponderância histórica deste diplomata oriundo de Cabanas de Viriato, distrito de Viseu.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Everyone is No.1- 6º ano- UL 1 cidadãos portadores de deficiência



Na unidade letiva um aborda-se a temática dos cidadãos portadores de deficiência falámos da importância de algumas organizações que ajudam no desenvolvimento e integração das pessoas portadoras de deficiência, entre elas destacam-se a APPACDM e cães guia de Mortágua. Analisámos o artigo nº 71 da Constituição da República Portuguesa e por fim visualizámos este vídeo que data dos jogos olímpicos de 2008. Um belo exemplo de coragem e força de vontade que deixou os alunos emocionados e sem palavras.

domingo, 4 de novembro de 2012

DIREITOS DAS CRIANÇAS _ UNICEF 6º ano

A ONU promulgou a Convenção sobre os direitos das crianças em 1989. Este documento obriga os estados que o adotarem a garantir a sua aplicação. Os seus 54 artigos zelam pelo direito à sobrevivência ao desenvolvimento, à protecção e ao direito de participação. Infelizmente ainda há muito por fazer para que todas as crianças vejam respeitados os seus direitos. Os atentados aos seus direitos assumem as mais variadas formas. A UNICEF dedica-se de alma e coração a todas as crianças do mundo defendendo-as de todos os perigos.

Bandeira da ONU


Na unidade um do 6º ano estava a tratar da temática:"Quando os direitos não estão garantidos... " quando me lembrei de pedir a um aluno que desenhasse a bandeira da ONU , organização que pretende proteger os direitos humanos e fomentar o desenvolvimento económico e social das nações. Eis o resultado. 

Fantástico Diogo Mergulhão do 6º E.