quinta-feira, 13 de setembro de 2012

INCLUSÃO NA ESCOLA E NA VIDA



E se o mundo fosse assim... um Mundo às Avessas...
Afinal o que é a normalidade?

Assegurar a todos a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, 
sem qualquer tipo de discriminação, é um princípio fundamental mas que ainda não se tornou realidade para milhares de crianças e jovens que apresentam necessidades educacionais especiais, vinculadas ou não a deficiências.  
Na nossa escola vamos prestar mais atenção aos meninos e meninas que infelizmente não têm as mesmas capacidades (auditiva, visual, cognitiva... ), se todos ajudarem as diferenças não existirão!

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Organização de respostas à diversidade - Prof Doutor Luís Miranda Correia



Com este enquadramento, o grupo de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Viseu Norte, em parceria com a Porto Editora e o Jornal do Centro, irá levar a cabo a Palestra “Organização de Respostas à Diversidade”, apresentada pelo conceituado Prof. Dr. Miranda Correia, docente, investigador e autor no âmbito da temática.
A Palestra é dirigida a docentes de todos os níveis de ensino e a profissionais de Serviços de Psicologia e Orientação a exercerem funções em Escolas/Agrupamentos.

Ler mais: http://seae-azeredo.webnode.com.pt/



 É psicólogo e presidente do Instituto Português de Dislexia e outras Necessidades Especiais . É, ainda, Professor Catedrático Emérito da Universidade do Minho, tendo sido coordenador do domínio de Educação Especial e diretor do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial do Instituto de Educação dessa mesma universidade. Foi adjunto do Ministro da Educação e desenvolveu atividades, em diferentes entidades nacionais e internacionais (Universidades Brown e Fairfield, Departamentos de Educação dos Estados de Rhode Island e Massachusetts, ESE de Lisboa, FPCE da Universidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana da UTL, Universidades de Évora e dos Açores).
Desde 1996 que tem sido responsável pela criação e coordenação de alguns cursos ligados à Educação Especial, e às Dificuldades de Aprendizagem Específicas e Intervenção Precoce. Tem coordenado vários projectos de investigação, reuniões científicas, encontros e congressos no âmbito da educação especial, inclusão e necessidades educativas especiais e participado em diversos seminários, simpósios, comunicações, conferências e acções de formação quer em Portugal quer
no estrangeiro.