domingo, 12 de agosto de 2012

FEIRA DE S. MATEUS 620ª Edição

Em 2012 comemoram-se os 850 anos da morte de São Teotónio, o Santo padroeiro da cidade de Viseu, sendo por isso o tema base do cartaz da edição 620 da secular Feira de São Mateus. O Cartaz apresenta as cores Amarelo torrado e Vermelho como cores predominantes, que representam na marca FSM a Tradição e a Cidade de Viseu, criam a ligação de Viseu, às suas gentes e ao seu Santo Padroeiro.
A Figura de São Teotónio aparece acompanhado do Báculo de forma quase subliminar, como se, de uma entidade se tratasse, “Sempre presente”, a Luz que ilumina o evento. A ilustração ao centro retrata o “Passeio dos Cónegos” da Sé Catedral, um espaço exclusivo dos eleitos (sacerdotes) na casa mãe da diocese.
http://www.feirasaomateus.pt/ Aqui poderá ser consultado o programa.

Chegado Agosto, Viseu tem um pulsar renovado e diferente. A cidade levanta os olhos das suas azáfamas diárias e converge a atenção para o terreiro que, em tempo registado, foi S. Jorge da Cava, Campo de Viriato, Rossio da Ribeira e hoje é dito por toda a gente como Campo da Feira. O lugar de todos e de sempre, um espaço recomposto, transformado, a cada ano, numa nova e emblemática cidade erguida à beira do rio da nossa terra.

A Feira é o nosso tempo feito história: ela faz parte de nós, traçada em linhas profundas e indeléveis de memórias emotivas que nos acompanham desde a meninice. É um sentimento de pertença enraizado em cada viseense, seja ele quem for ou esteja onde estiver.