sábado, 16 de junho de 2012

Carta aos encarregados de Educação apelando à inscrição em EMRC

Caros Pais e Encarregados de Educação
Em primeiro lugar quero saudá-los pelos vossos filhos e pela coragem em se afirmarem como educadores, nos dias difíceis que correm.
Dirijo-me a vós, em mais uma época de matrículas, apresentando a disciplina que leciono.
EMRC – Educação Moral e Religiosa Católica, uma disciplina de oferta obrigatória, por parte de todas as escolas, e de frequência facultativa.
A disciplina de Educação Moral, não é nem pretende ser, nem deve ser catequese. É sim um espaço disciplinar, de direito próprio, que não deverá depender de outras disciplinas e/ou atividades, onde se pretende fazer uma aproximação cultural com base científica, à dimensão do religioso e às suas propostas, sempre atuais, propondo aos alunos mais uma perspetiva de análise da nossa existência, da nossa sociedade, da nossa cultura e da nossa religiosidade. É também um espaço de reflexão acerca dos valores sociais, éticos e morais, com o intuito de enriquecer, o mais possível, a formação integral do ser humano.
A partir do próximo ano letivo, todos vós tereis à vossa disposição a possibilidade de inscrever os vossos filhos na disciplina de Educação Moral. Basta para isso, dizer, no ato da matrícula dos vossos filhos, que querem que eles frequentem a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.
Tal como vós, primeiros e mais responsáveis educadores, também nós pensamos que a sociedade exige cada vez mais um conhecimento global. A dimensão religiosa faz parte integrante da vida humana.
Grata pelo tempo por vós dispensado a esta carta e colocando-me à vossa inteira disposição, subscrevo-me com estima e consideração.

Professora Sandra Figueiredo
 

 




sexta-feira, 15 de junho de 2012

Encontro Nacional EMRC VISEU interescolas 1º ciclo - Azeredo Perdigão

Aí está o resultado de um dia fantástico em Fátima marcado por momentos muito especiais. Um agradecimento a todos os intervenientes que tornaram possível esta atividade.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

EMRC EU QUERO !!!

Neste final de mais um ano letivo apelei a todos os alunos à renovação da matrícula. Fiz questão de colocar em cada um a pulseira da disciplina simbolizando todo o carinho e admiração por todos quanto me acolheram e acarinharam. Foi um ano repleto de emoções. Obrigada a todos pelo empenho e alegria!!
Até para o ano se Deus quiser amiguinhos!!!

DIA DE ST .ANTÓNIO

O mês de Junho é o mês do Santo António, padroeiro de Lisboa e é o mês das festas populares em todas as ruas da cidade. O dia de Santo António é no dia 13, sendo possível encontrar um ambiente muito animado durante esse dia, na capital portuguesa.

Santo António é o Santo Padroeiro da cidade de Lisboa, que abençoa todos os jovens casais durante as famosas marchas populares, que descem a Avenida da Liberdade.

 Tempo de folia, da sardinhada, da alegria...

  • Sabias que o seu verdadeiro nome era Fernando Bolhão. Dom Fernando Bolhão, uma vez que os seus pais eram ricos!
  • Aos 20 anos decidiu esquecer a herança dos pais e dedicar-se à religião. Como sabes pertencer ao clero nessa época era uma grande honra. Eram tempos bem diferentes, não te esqueças.
  • Porém fartou-se depressa das falsidades que via à sua volta e tornou-se padre franciscano, ou seja, toda a sua vida passou a ser dedicada aos mais pobres.
  • Como sinal da sua dedicação à Igreja, mudou o nome de Fernando para Irmão António.
  • Foi então que começou a viajar por todo o mundo, onde se tornou muito conhecido. Dedicou a sua vida toda aos outros, tal como mandavam os franciscanos!
  • Também ficou muito conhecido pelas aulas que dava nas Universidades mais conhecidas da Europa.