sexta-feira, 8 de junho de 2012

Futuro nas nossas mãos: EMRC: uma opção pela Vida!:



Continua o nosso trabalho!



Inscreve-te em EMRC!
Apelamos a todos os que nos seguem que, no acto da matrícula, se inscrevam em EMRC, pois é uma disciplina dinâmica e divertida, ao contrário do que possa parecer. Com estas aulas desenvolvemos valores morais e cristãos, o trabalho em grupo e ainda temos tempo para nos divertir nas viagens, actividades e jogos lúdicos ao longo dos anos.

CONTAMOS CONTIGO!!!


Disciplina de EMRC – 1º Ciclo

A disciplina de EMRC encontra-se, no 1.º ciclo, fora das 25 horas?



•A disciplina de EMRC faz parte integrante do currículo do 1.º ciclo do ensino básico?


•Como se organiza a escola e as turmas para a leccionação da disciplina de EMRC?


•Quais são as indicações para a leccionação da disciplina de EMRC no ensino primário em regime de monodocência ou de monodocência coadjuvada?


•Quem pode leccionar EMRC nas escolas do 1.º Ciclo?


Disciplina de EMRC – 1º Ciclo - Educris

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Dia de Corpo de Deus


O Dia do Corpo de Deus é um feriado nacional religioso e celebra-se sempre a uma quinta-feira. A data celebra-se na segunda quinta-feira a seguir ao Domingo da Pentecostes (60 dias após a Páscoa).
A festa do Corpo e Sangue de Cristo faz referência à Quinta-feira Santa, dia da instituição da Eucaristia, dia da entrega de Cristo a todos nós num gesto de amor infinito. 






Aqui está um cenário único e de rara beleza, que leva a Vila do Conde milhares de pessoas. A romaria começa na véspera, com gente de todo o lado a percorrer as ruas para ver a composição dos tapetes de flores.Trata-se de uma invulgar manifestação de fé, que tem a finalidade de receber o Corpo de Deus, que irá passar por todas as ruas do centro histórico, e essa é a prova do amor dos fiéis a Deus .

terça-feira, 5 de junho de 2012

Michael Jackson Earth Song - Dia ambiente 5 junho

Dia do Ambiente - 5 de junho

    O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos a 5 de junho. É um evento anual que tem como objectivo assinalar ações positivas de proteção e preservação do ambiente e alertar as populações e os governos para a necessidade de salvar o ambiente.
     A celebração do Dia Mundial do Ambiente teve início em 1972.
     O dia 5 de junho foi escolhido para festejar a data pois marca o dia em que teve início a Conferências das Nações Unidas sobre o meio ambiente.
     Todos os anos, as Nações Unidas apresentam um tema, que serve de ponto de partida para o desenvolvimento de ações de celebração do Dia Mundial do Ambiente.
     Os eventos visam apresentar novas formas e métodos de preservar o futuro da humanidade, seja através de ações individuais do cidadão ou coletivas.


segunda-feira, 4 de junho de 2012

Dia Internacional das Crianças Vítimas Inocentes de Agressão - 4 junho

A Assembleia-Geral extraordinária das Nações Unidas reuniu, a 19 de Agosto de 1982, para debater a "Questão Palestiniana". Perante o elevado número de crianças palestinianas e libanesas inocentes, vítimas do contexto de guerra com Israel, a Assembleia manifestou a sua consternação ao tomar a decisão de comemorar este Dia. Desde 1986 que a data, 4 de Junho, é assinalada. O grande objetivo é chamar a atenção para o sofrimento das crianças que, por todo o mundo, são vítimas de agressão física, mental e emocional. Afirmar, de igual modo, o comprometimento das Nações Unidas em proteger os Direitos das Crianças, e, em simultâneo, reconhecer e encorajar o trabalho de todas as organizações ou indivíduos que se dedicam a esta nobre causa. Em matéria de protecção de crianças e do extenso trabalho desenvolvido pelas Nações Unidas, destaca-se a Convenção dos Direitos das Crianças, em 1989.


Todos os dias, crianças de todo o mundo são vítimas de abusos dos direitos humanos. Vítimas de escravatura, de guerras, prostituição e pornografia, de actividades ilícitas, sendo expostas a trabalhos perigosos.



Todos os anos 1,2 milhões de crianças são traficadas, porque o tráfico infantil é lucrativo e está relacionado com actividades criminais e de corrupção.

Os dados são assustadores: 2 milhões de crianças foram mortas em conflitos nas duas últimas décadas; e 10 milhões de crianças foram refugiadas aos cuidados da ONU, no seu programa para refugiados.
O mais importante trabalho desenvolvido para PROTEGER AS CRIANÇAS INOCENTES VÍTIMAS DE AGRESSÕES é a Convenção dos Direitos da Criança, adotada a partir de em 20 de novembro 1989.

A ilustração e o excerto acima foram extraídos da publicação Uma Aventura na Terra dos Direitos. Esta apresenta de forma extremamente apelativa a Convenção dos Direitos da Criança aos jovens leitores. A mesma mensagem é transmitida em forma de conto e em banda desenhada. As duas versões estão disponíveis no site 

http://criancasatortoeadireitos.wordpress.com/2010/01/03/uma-aventura-na-terra-dos-direitos-da-crianca/

UNICEF - A Convenção sobre os Direitos da Criança


Mas afinal quem és tu?
A Convenção ia saltitando, com o longo vestido de palavras…
- Chamo-me Convenção dos Direitos da Criança, mas podes chamar-me São e nasci há 12 anos. Em 1989 as Nações Unidas resolveram aprovar-me para defenderem os direitos de todas as pessoas com menos de 18 anos…
- Hum… então és uma lei?
- Exacto! Sou feita de artigos…
- E cada um deles fala de um direito, não é? – insistiu ele.
- Muito bem, sabes disto não há dúvida!
O João ficou todo orgulhoso. Já ouvira falar dos Direitos das Crianças nas aulas, mas nunca imaginara que fosse divertido conhecer uma lei.
- És muito mais gira do que eu pensei…
A Convenção sorriu vaidosa. E no espaço de segundos os seus olhos passaram de azuis a orientais.
- Como é que fazes isso?
- Ora, é fácil… o meu artigo 2º diz que as crianças têm todos os direitos independentemente da raça, do sexo, da língua ou da religião. Por isso consigo ser igual a todas as crianças do mundo …
Uma Aventura na Terra dos Direitos