quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Alunos invisuais - Dia Mundial do Braille - novos recursos

Alunos invisuais - Dia mundial do Braile

O Dia Mundial do Braile celebra-se no dia 4 de janeiro. Criado pelo francês Louis Braille, em 1809  que perdeu a visão aos 3 anos, o sistema permite a pessoas com cegueira total ou parcial ler por meio do tato. Aqui deixo o alfabeto em braile. Este ano tenho pela primeira vez um aluno invisual, o meu desejo é aprender com ele para o conseguir ajudar. 

Eis um dos trabalhos realizados pelo Zé:








2º Periodo - 3 janeiro a 23 de março

DIA DE REIS- CANTAR AS JANEIRAS


Cantar as Janeiras é uma tradição em Portugal que consiste na reunião de grupos que se passeiam pelas ruas no início do ano, cantando de porta em porta e desejando às pessoas um feliz ano novo.


terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Dia de Reis



Dia de reis
Sabiam que os 3 Reis Magos, Baltazar, Gaspar e Belchior, só chegaram a Belém, para ver o Menino Jesus, no dia 06 de Janeiro? Sabiam que em alguns paises, como a Espanha, só se oferecem os presentes na noite de Reis? Nesta festa celebra-se a chegada dos três Reis Magos a Belém, ofereceram  ouro, incenso e mirra. Vinham do Oriente com os seus camelos. A lenda conta que houve uma estrela que os guiou até à manjedoura. Na noite de Janeiro é habito,  “cantar os reis” às casas das pessoas.








EMRC VISEU_1º CICLO_ Atividades de natal_11

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

VISITA À PEDIATRIA_ ENTREGA POSTAIS DE NATAL REALIZADOS PELOS ALUNOS 2 E 3º CICLOS







Previsto no plano anual de atividades, esta atividade ultrapassou as expetativas, os alunos colaboram de forma surpreendente na elaboração de postais de Natal. Foi escolhida uma turma do sétimo ano para proceder à entrega dos postais nos serviços de Pediatia, Obstericia e Medicina 1. A experiência valeu por si.
Alunos, técnicos de saúde e doentes  adoraram , quem sabe em breve voltará a acontecer!!










Para visualizar as fotos desse grande dia vista o album do picasa: https://picasaweb.google.com/118060370969691766912/EMRCVISEU_1CICLO_VISITAAPEDIATRIA#