quinta-feira, 10 de novembro de 2011

DIA DE S. MARTINHO NO 1º CICLO


A 11 de Novembro celebra-se o dia de São Martinho. Um dos santos mais queridos da população, muito conhecido pela sua generosidade e humildade para com os mais pobres.
As aulas de EMRC durante esta semana dedicaram-se exclusivamente a este dia festivo, incidindo na lenda de S. Martinho. Dos mais pequeninos aos maiores todos intervieram dedicadamente. O trabalho final foi afixado na porta de cada sala.
 

 Uma personagem associada ao magusto e ao mês de Novembro é São Martinho. À sombra da memória deste santo, recordado pela Igreja no dia 11 deste mês, desenvolveu-se a tradição dos magustos, das castanhas e da prova do vinho novo. Mas, muitas vezes, comemos as castanhas, provamos o vinho, e pouco ou nada conhecemos deste santo, chamado Martinho. Para muitos, é um eterno desconhecido que está, sem sabermos como, ligado às castanhas e aos magustos. Com São Martinho vamos descobrir o valor da partilha.

 






 A vida de Martinho mudou radicalmente com uma experiência de partilha. Repartiu a sua capa e depois nunca mais deixou de partilhar. Distribuiu os bens, o amor, a fé, e a vida com todos os que se cruzaram com ele. Deixou-nos a lição de que a partilha é o caminho para construirmos a nossa felicidade e a felicidade dos outros, companheiros da longa viagem, que é a vida.Partilhar é, assim, uma atitude que brota de um coração que é sensível às necessidades dos seus semelhantes. Aquele que partilha vê os outros como irmãos e não como adversários ou inimigos