segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O Halloween na aula de moral












O halloween festejou-se na aula de EMRC levei pipocas e decorámos os fantasmas e não faltou a animação com as máscaras assustadoras.Levei também uns stickers para colar nas máscaras para lhe dar outra graça. Tempo ainda para falar do dia 1 de novembro o Dia de finados .  

Unidade 1 - O Respeito - 3º ano



















Nas turmas do 3º ano, a unidade 1 trata o valor do respeito, fizémos a atividade do livro de fichas, os óculos do respeito que cativou muito as crianças. Fizémos ainda um teatrinho com fantoches representando uma família, sendo que construiram um diálogo entre uma família, onde tinham de demonstrar sentimentos de respeito e desrespeito. Correu muito bem. Ainda houve tempo para pensar naquilo que devemos respeitar no nosso dia a dia e que nem sempre o fazemos.

domingo, 30 de outubro de 2011




Hoje é dia das bruxas, levei esta história aos meus meninos do 1º ciclo. 

Celebrar o dia de todos os santos


• Em Portugal, no dia de Todos os Santos, de manhã bem cedinho, as crianças saem à rua em pequenos grupos para pedir o "Pão por Deus". Passeiam assim por toda a povoação e ao fim da manhã voltam com os seus sacos de pano cheios de romãs, maçãs, doces, bolachas,rebuçados, chocolates, castanhas, nozes e, às vezes, até dinheiro!  Há povoações em que se chama a este dia, o "Dia dos Bolinhos". Depois, almoça-se e vai-se ao cemitério pôr flores nas campas dos familiares já falecidos. Porquê? Por causa do Dia de Finados Sabias que "finado" é a pessoa que já morreu?

Antigamente todas as pessoas iam pedir o "Pão por Deus" porque havia muita pobreza e havia mesmo necessidade de pedir.  Normalmente as pessoas punham as mesas com o que tinham em casa (comida e bebida) e, quando chegavam os pobres, entravam e comiam à vontade e à saída ainda lhes davam mais alguma coisa.  Hoje já só pedem as crianças para não se perder a tradição. E mesmo assim, só nas terras mais pequenas. Sabias que é costume neste dia as pessoas confeccionarem broas para comerem e darem?
 Sabes de onde vem a palavra Halloween? É que Dia de Todos os Santos diz-se em inglês AllHallowsDay. E, como vais descobrir, a noite anterior a este dia é muito importante, por isso Halloween é uma abreviatura de All Hallows Even - "Noite de Todos os Santos"! Halloween, Dia de Todos os Santos e Dia de Finados (dos Mortos) passaram a fundir-se numa mesma tradição.








O que mais gostaste nas primeiras aulas de emrc?









No 1º ano o tema 1 diz respeito à bondade, fui falando sobre a importância de termos um coração bondoso, entretanto o caderno de atividades propunha uma ilustração do momento que mais gostaram na aula, a maioria não esqueçe o coração e a presença da professora de moral sempre bem disposta.

SEJAM BEMVINDOS

Afixei  estes lindos girassóis ( simbolo da disciplina) na porta de entrada da sala , os meninos ajudaram na sua realização , mais uma ideia que teve muito êxito junto dos pequeninos.

Mascote emrc






Estamos a criar  a nossa mascote o alfamoralito, ainda não terminámos, vai aos bocadinhos porque as nossas aulas são muito curtas, mas o objectivo é colocá-lo no placard da sala no cantinho dos moralitos, onde iremos publicar os nossos trabalhos/actividades .

A casinha de chocolate