quarta-feira, 25 de maio de 2011

Encontrarás dragões: Uma história de redenção



"Encontrarás Dragões" conta a história de dois amigos de infância, Josemaria Escrivá e Manolo Torres, que escolhem caminhos bem diferentes para as suas vidas. Durante a guerra civil espanhola Josemaria escolhe continuar o seu caminho no sacerdócio apesar da perseguição religiosa, enquanto Manolo escolhe a vida de soldado, motivado pelo ódio, pela violência e pela vingança.

Neste filme o conflito não acontece apenas no campo de batalha, também estes homens vivem um conflito dentro de si, há escolhas a fazer, objectivos a cumprir e caminhos a percorrer, mas nem sempre as opções são fáceis de tomar. Cada um deles vai ter de lutar para que o poder do perdão persista sobre os motivos que levaram ao fim da sua amizade. Afinal, como se pode descobrir no filme, "no coração de uma criança plantam-se muitas sementes, mas nunca se sabe quais crescerão".


Nas palavras do próprio realizador: "a principal mensagem transmitida pelo filme é a de que nada pode alterar o passado, e só o Perdão tem a capacidade de modificar o futuro. Acredito na força do perdão para influenciar os acontecimentos na nossa vida e alterar a forma como nos vemos uns aos outros. A escolha que o filme coloca e enfatiza é a mesma escolha com que temos de nos confrontar no dia-a-dia".